quinta-feira, 30 de abril de 2009
E no correio mais austral do mundo...
Quando estive em Ushuaia, na Argentina, fiz um dos passeios considerados clássicos: visitei a Bahia Ensenada, no Parque Nacional Tierra del Fuego. Ali, fica o ponto de correio mais austral do mundo. Quase uma tradição, todos que entravam ali pediam para carimbar seus passaportes com o selo de Fim do Mundo. O carimbo é cobrado, 6 pesos, mas ninguém parecia se importar com isso. Outra boa pedida é enviar dali um postal para si mesmo ou para os amigos. Na volta, fica uma boa lembraça da viagem.
terça-feira, 28 de abril de 2009
Sobre a borda do Glaciar
A vista de cima do Glaciar é espetacular! Ainda mais quando se tem a sorte de pegar um dia como este. É um festival de azuis, suavizados por nuvens aqui e acolá, como se espera das regiões montanhosas. Estranho, principalmente para quem não está acostumada a todo esse gelo, é sentir calor andando sobre ele!
Marcadores:
ferias,
gelo,
glaciar,
patagonia,
perito moreno
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Calafate
Essas pequenas frutinhas da foto são calafates, muito comum na Patagônia. O arbusto dá nome à cidade de El Calafate, na Argentina. Diz a lenda que comer do calafate é garantia de retorno à cidade. Lá, ele pode ser encontrado em geléias, licores e em sorvetes! Eu provei do sorvete na Helateria Acuarela, lá em El Calafate mesmo.
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Cores de outono
Estamos no outono! E em homenagem a esta estação onde muitas árvores adquirem tons quentes, segue um exemplar, quase solitário, da essência de outono. Aqui na terrinha, em pleno Rio de Janeiro, esta estação quase não é notada. Mas lá na Patagônia, fica bem aparente!
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Amanhecer em Ushuaia
Ushuaia possui o título de Fim do Mundo por ser a cidade mais austral do mundo. A cidade argentina é capital da província da Terra do Fogo. Ali fica a base para as expedições à Antártica, o continente gelado. Uma curiosidade é que Ushuaia é a única cidade argentina fica atrás da Cordilheira dos Andes. A foto do amanhecer foi tirada por volta de 7:30 da manhã, em um 01/04.
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Contrastes
Um tipo de foto que gosto muito é aquela que retrata um quase "contraste de climas". A luminosidade do sol sobre a paisagens contra um fundo nublado por nuvens escuras é uma condição não muito fácil de encontrar. Uma destas situações eu capturei na Patagônia, quando estava indo para o passeio no Parque Nacional Torres del Paine. No trajeto, o sol batia nos campos verdes e dourados desfocados pela velocidade do carro, e se estende até a casa em foco mais atrás. O fundo, no entanto, mostra um céu bem nublado e montanhas escuras, como se tivessem misturado diferentes cenários. Bacana, não?
domingo, 12 de abril de 2009
E viva o chocolate!
Domingo de páscoa é sempre dia de comer muito chocolate! Esse ano, por conta da crise econômica mundial, os produtores de chocolate bem acharam que a procura pelo produto iria diminuir. Ledo engano. Eles subestimaram a quantidade de chocólatras! Na verdade, o "ponto contra" do chocolate é a quantidade de açúcar que colocam nele. De positivo, os flavonóides, substâncias anti-oxidantes que também estão presentes no vinho tinto e faz bem à saúde.
Marcadores:
chocolate
sábado, 11 de abril de 2009
Sol a pino!
Essa é uma daquelas fotos em que a gente pensa que, se não queimar, vai ficar show! E neste caso ficou show! Pelo menos é uma das fotos que mais gostei. Deu uma quebrada de tal forma no gelo que chegamos a duvidar se realmente a superfície é gelo. Mas acredite: é. O sol estava a pino e a foto foi proposicionalmente colocada na direção dele. Ou quase. Chegou a gerar um reflexo, mas não me importo. Ele confirma a autenticidade da foto.
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Alvorada no Aeroporto
Durante uma viagem de férias, é bom ficar de olho até mesmo nos horários (e tempos) dos vôos. Mesmo se a compra da passagem foi feita através de uma agência de turismo, isso não significa que você não deva checar tudo. Lembre-se, ele não está montando o roteiro só para você, mas para várias pessoas. E também é humano, ou seja, também pode errar. Assim, não custa nada revisar tudo. Como já conheço o espaço minúsculo pelo qual seremos confinados durante o tempo de vôo, prefiro que ele seja reduzido ao máximo. Quanto menos escalas e conexões melhor. Quanto ao horário do vôo, fico de olho para maximizar o tempo no destino, de forma a ter mais chances de ver aquilo que me proponho ver. Por conta disso, acabei pegando este vôo bem cedo, a tempo de assistir a alvorada de dentro do avião, antes dele partir.
Marcadores:
Nascer do Sol
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Litoral Patagônia Atlântico
E a viagem à Patagônia chegou ao fim depois de 11 dias. Na volta (claro!) eu não poderia deixar de registrar a vista da janelinha do avião, por onde se avistava o litoral. Terras e terras não habitadas, recifes e, parece, areia!
Marcadores:
foto aerea
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Expedição 4x4 - Lago Fagnano
O último passeio da viagem à Patagônia foi uma expedição 4x4 aos Lagos Fagnano e Escondido. O circuito off-road passa por algumas emoções surpreendentes: muitos buracos, árvores quebradas, pedras, muita água e lama! Em vários trechos, percebíamos o carro derrapando, embora ainda assim controlado pelo nosso condutor que, Em alguns trechos, fazia graça saindo do carro com este em movimento, e ia fingindo empurrá-lo e sentando no capô da frente, fingindo guiar de lá! E o carro andando sem ninguém no lugar do motorista. Esse aí na foto foi o valente Land Rover que nos levou.
quarta-feira, 1 de abril de 2009
O Solitário Leão Marinho
Lá nos limites ao sul das Américas, fica Ushuaia. Ali, em um passeio de catamarã, é possível ir até a Isla de Los Lobos, onde se avistam diversos leões marinhos. Achei um pontinho da pequena ilha, no entanto, quase desabitado, a não ser por este solitário leão marinho da foto.
Assinar:
Postagens (Atom)